HOME Sobre nós

Sobre nós

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

Somos um espaço pastoral e educativo Salesiano que desenvolve diversas atividades e projetos, vinculado à Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil.
Enquanto Obra Educativa Salesiana, visamos garantir formação ao profissionalismo, na qual o jovem seja envolvido num processo de educação completa em que, além das competências relativas ao trabalho, aprende direitos e deveres de cidadania ativa; experimenta comportamentos sociais marcados pela colaboração, pela responsabilidade individual e pela solidariedade; aumenta os próprios conhecimentos culturais; estrutura sua identidade de modo adequado para integrar-se no tecido social e civil. (Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana, 2014).

Continuar a caminhar com os jovens e para os jovens: essa é nossa grande certeza!

Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!

Sede Centro Educacional Dom Bosco


Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão


Missão

Acolher adolescentes, jovens e suas famílias em situação de pobreza e risco social, contribuindo para o seu desenvolvimento integral através de ações sociais, educativas e profissionalizantes fundamentadas no Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão, Religião e Amorevolezza (Amabilidade).

Visão

Assegurar uma sociedade que, vivendo as virtudes cristãs e o carisma salesiano como referências, acolhe a condição juvenil e investe nela suas melhores energias para promover paz, liberdade, solidariedade, justiça social e encontro com Deus, como parte da vida de todas as pessoas e condição fundamental para o desenvolvimento humano com cidadania.

Valores

Espiritualidade, enquanto uma das dimensões naturais do desenvolvimento integral da pessoa humana, caminho de encontro dela consigo, com o outro, com o mundo e com Deus. Respeito aos direitos humanos enquanto garantias fundamentais de todas as pessoas. Ética, enquanto compromisso com os valores cristãos, com a transparência de atitudes e com a responsabilidade na construção da autonomia e do protagonismo do sujeito de direitos, para superação das diferentes formas de pobreza. Solidariedade, enquanto ação pautada na fraternidade, na reciprocidade, na gratuidade e no compromisso com as urgências da realidade dos territórios. Preventividade, enquanto comportamento proativo e duradouro para responder com efetividade aos complexos desafios de desenvolvimento integral da juventude. Sistema Preventivo Salesiano, enquanto legado de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, modelo de educação acolhedora centrada na pessoa humana e na promoção da vida pela razão, pela fé e pela amabilidade. Trabalho em rede, enquanto jeito de pensar, de ser e de fazer valorizando o papel de todas as pessoas da organização como sujeitos fundamentais para o trabalho por ela desenvolvido, com uma ação multidisciplinar que melhore a qualidade e a efetividade da ação, expanda a perspectiva de alcance e dê maior visibilidade à missão salesiana. Competência e fidelidade, traduzidas na audácia e no empenho à qualidade da formação de religiosos, religiosas, leigos e leigas, para responder significativamente à missão evangelizadora da ação social salesiana em rede com profissionalismo, competência, criatividade e visão empreendedora. Família, como base da sociedade e primeira escola de virtudes cristãs. Protagonismo das crianças, dos adolescentes e dos jovens (meninos e meninas) enquanto sujeitos de direito, energia de transformação social positiva e sustentável de sua vida e da sua comunidade.


Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. O Centro Educacional Dom Bosco tem como base de suas formações o fortalecimento da aplicação do Sistema Preventivo de Dom Bosco, sempre considerando a pluraridade do contexto social atual e a realidade territorial onde estamos inseridos. As formações são firmadas no trabalho em rede com a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e a Rede Salesiana de Ação Social.

Ação Social Voluntária

 

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(81) 3481-0201


ENDEREÇO

Rua Dom Bosco, Nº 90, Padre Roma, Jaboatão dos Guararapes - PE, CEP: 54.100-270


EMAIL

domboscojaboatao@salesianos.org.br