HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CEDB

Arquivo recebido de aluno
CIDADANIA E COMUNHÃO: Jovens são motivados a serem doadores de sangue

O incentivo ao voluntariado e a participação cidadã ativa é presente dentro da proposta pedagógica dos projetos realizados no Centro Educacional Dom Bosco, em Jaboatão. Neste sentido, os jovens alunos atendidos nos projetos AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz e projeto InformaticAção foram motivados a conhecer e exercer o gesto solidário de doar sangue.

“A paróquia de Santo Amaro promoveu um mutirão de doação, trazendo a equipe do hemocentro até a igreja, próxima ao CEDB. Aproveitamos o momento para conversar com os jovens sobre o assunto e motivá-los a participar da campanha. Percebemos que muitos tinham receio de doar por medo de agulha; por exemplo, ou simplesmente nunca pensaram em ir até o hemocentro por falta de informação” diz Vanessa, educadora do projeto.

Um dos componentes curriculares do projeto é a realização de 10 horas de ação voluntária em locais salubres, que também podem ser cumpridas quando o jovem realiza uma doação de sangue ou a doação de 20 potes de vidro para o banco de leite, pois entende-se esse gesto como nobre e pretende-se estimular que esse jovem, tendo doado a primeira vez, venha a se tornar um doador frequente.

 

O jovem Ismael dos Santos, 18 anos, foi um dos que se animaram a doar, por entender o significado maior do gesto. Ele conta que: “Foi uma experiência gratificante. Saber que com uma doação do meu sangue posso ajudar até 4 pessoas me trouxe uma sensação de alegria imensa. Pode parecer pouco para quem doa, mas para quem recebe é uma oportunidade de viver.”

 

Doar sangue é doar vida. É colocar em prática as palavras do evangelho “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (Jo 15, 12-13).

 

Por: Equipe CEDB Jaboatão