HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CEDB

Fonte: inw.org.br
Advogados Compartilham Direito com Jovens de Jaboatão

O Centro Educacional Dom Bosco - Jaboatão recebeu a visita de William Ruiz,  gestor de programas e projetos do Instituto Nelson Wilians parceiro do CEDB na execução do projeto AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz em 2021. Na ocasião de sua passagem pela obra realizaram-se dois eventos em parceria com o Nelson Wilians Advogados: Júri Simulado e Compartilhando Direito.


Durante um mês alunos do curso de assistente administrativo se preparam para o Júri Simulado com reuniões semanais mentoradas por advogadas e advogados voluntários, onde trabalharam na construção, defesa, acusação e legado social de um caso fictício. “O projeto tem o objetivo de desenvolver competências para a vida pessoal e profissional dos alunos, a partir da comunicação, oratória, argumentação, ética,  trabalho em equipe, liderança, responsabilidade, disciplina, organização, equidade, aprimoramento de habilidades socioemocionais, análise, pensamento crítico, pesquisa e reflexão sobre paradigmas sociais que fazem parte da nossa vida em sociedade, além de instigá-los  a se envolverem com o Direito como uma possibilidade de formação e trabalho.”(inw.org.br).  


Para Joselito Lázaro, aluno, “participar dessa atividade me trouxe vários conhecimentos, consegui ver que os esforços valem muito. Conhecer um pouco de como funciona o júri, as questões de direito e conversar com os profissionais de advocacia foi uma experiência maravilhosa. Me superei falando em público e me dedicando no estudo do caso.”


Por sua vez, o evento “Compartilhando Direito” acontecido na mesma semana contou com a participação de advogadas voluntárias que abordaram de forma acessível os direitos da mulher e violência domiciliar. Maria Fernanda Alves, aluna, declarou que “foi muito bom participar desse momento, mostrou coisas que eu não sabia sobre meus direitos, como me defender, como buscar ajuda, impulsionou a agir para a mudança diante de uma situação de abuso no relacionamento, na família por exemplo. Muitas mulheres passam por várias situações assim e não agem para sair por falta de apoio ou por não ter forças pra sair ou ainda por não saber de seus direitos e reconhecer a situação de abuso”. 


O CEDB se alegra por, através de parceiros como o INW, poder proporcionar momentos como esses aos adolescentes e jovens por acreditarmos que o conhecimento de mundo empodera e abre portas.

 

Veja os depoimentos e mais deste trabalho clicando AQUI.