HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CEDB

Encontro online com jovens atendidos no programa Competências para a Vida
PROGRAMA DE MENTORIA GERA 50 NOVAS VAGAS

Em 2020, o Programa Competências para a Vida, que incentiva o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais em jovens de 16 a 25 anos, através de dinâmicas e mentorias, oferecendo-lhes experiências de mundo do trabalho,  rompeu um novo desafio envolvendo as empresas parceiras para apoiar os jovens no enfrentamento das consequências negativas da pandemia na educação e nas perspectivas de trabalho. Preocupado com a situação de vulnerabilidade social e econômica dos jovens brasileiro, o Programa chega até o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) de Jaboatão via parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) e Projeto Coletivo Jovem.

Nos meses agosto e outubro, formaram-se 45 jovens em duas turmas, destes;  28 foram inseridos no mercado de trabalho, resultando impacto satisfatório.

"O atual cenário da pandemia exige ações articuladas e coletivas, com a participação ativa das empresas, para que o impacto do programa alcance abrangência e qualidade e possa ajudar as juventudes a traçarem um projeto de vida que esteja alinhado com seus sonhos pessoais e expectativas profissionais, apesar das dificuldades ampliadas pela crise sanitária" (fonte: United Way Brasil).

Já para 2021, o Competências para a Vida estruturou e sistematizou sua metodologia. Atendendo, no primeiro ciclo do programa, 50 jovens alunos e ex-alunos CEDB Jaboatão, realizando encontros semanais online sob orientações de um educador da United Way Brasil, de Renata Cruz (educadora CEDB) e apoio pedagógico da Sra. Fernanda Santana, junto à gestão administrativa do Sr. Valdecir Urbano.

Além das interações com educadores, os jovens terão acesso a quatro sessões de mentorias, em subgrupos com cinco a seis jovens, acompanhados por mentores voluntários, colaboradores das empresas parceiras do programa. Os mentores têm papel fundamental na formação dos jovens, que se referenciam nas experiências e vivências desses profissionais para refletir sobre o que querem conquistar nas suas trajetórias pessoal e de trabalho.

 

 

Para contribuir com o CEDB, em Jaboatão dos Guararapes - PE sem sair de casa, acesse o Site da União pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.


Acesse as redes sociais do CEDB Jaboatão e conheça mais dos trabalhos realizados pela Obra clicando aqui.

 

 

Por Equipe de Comunicação CEDB Jaboatão