HOME Notícias

Notícias

Aconteceu no CEDB

Missa solene presidida pelo Padre Inspetor Inácio
80 Anos do Centro Educacional Dom Bosco: Transformação e compromisso com os jovens

No coração do Centro de Jaboatão dos Guararapes, um marco significativo e inspirador foi celebrado com entusiasmo e gratidão: os 80 anos do Centro Educacional Dom Bosco- Oratório. Esta jornada foi marcada por uma celebração grandiosa durante todo o dia, reunindo não apenas o legado e a história desta instituição, mas também a comunidade.

O Centro Educacional Dom Bosco tem sido um farol de educação e valores, acompanhando gerações e salvando vidas há oito décadas. A comemoração desses anos foi um momento para refletir sobre as conquistas, desafios superados e, principalmente, renovar o compromisso com a missão de educar, formar e preparar os jovens para um futuro promissor.

Os colaboradores, fundamentais para a trajetória e o sucesso contínuo dessa Casa Salesiana, foram homenageados e reconhecidos por seu compromisso incansável na acolhida, educação e orientação de crianças, adolescentes e jovens. Também foram homenageados todos os 21 diretores – padres, que geriram com carisma e dedicação ao longo dos anos, criando uma história de referência em atendimento e transformação.

As comemorações iniciaram-se com o Oratório Festivo que reuniu cerca de 80 crianças, adolescentes e jovens da comunidade com ações recreativas. Sob a supervisão do Gestor Administrativo Valdecir Urbano e noviços da Colônia Salesiana, os participantes desfrutaram de uma variedade de atividades, incluindo jogos, futebol, pula-pula e lanches. O evento que é de forma contínua realizado aos domingos fortalece os laços comunitários e proporciona momentos de diversão e convívio.

Na parte da tarde, as celebrações continuaram com a Santa Missa, presidida pelo Padre Insp. Inácio e concelebrada pelos padres James Lucena, coordenador de pastoral, padre Ademar Pereira, vice-diretor do noviciado da Colônia Salesiana e padre Américo de Vasconcelos antigo diretor da casa. Durante sua fala, Padre Inácio enfatizou toda contribuição significativa que o CEDB trouxe a região ao longo de suas oito décadas de existência, ressaltando a importância do sonho dos nove anos de Dom Bosco, ele destacou que a obra é um reflexo desse compromisso e que a comunidade presente é herdeira e continuadora dessa nobre missão.

Após a missa, uma queima de fogos chamou atenção de todos os presentes junto com a banda musical da Escola Municipal Dom Bosco animando a atmosfera celebrativa e criando um ambiente festivo e vibrante. No salão de eventos, a artista local Andreia Luz trouxe momentos de descontração com sua música popular brasileira, enquanto todos desfrutavam do entretenimento no aniversário da instituição com um emocionante canto de parabéns.

A festa contou com a presença especial da comunidade, grupos da família salesiana, ADMA, Salesianos Cooperadores, colaboradores, e alunos dos projetos desenvolvidos na casa. Além disso, foram apresentados convidados representando parcerias e doadores, como os Amigos de Dom Bosco, comunidades vizinhas (São Cristóvão e São José), e organizações não governamentais próximas que participam do Oratório Festivo e suas atividades.